terça-feira, 24 de março de 2009

O mito do capital

O mito do capital

Estava lendo O MAIS!, caderno dominical do Jornal “A Folha de” S. Paulo, que trata do palpitante assunto do momento, ou seja, a crise financeira Global, e que é uma coisa significante, diferente da coisa significada, significante, por exemplo, é a palavra b-o-i e significado é o boi no pasto propriamente dito. Ou seja, que dinheiro não vale nada é uma convenção é um mito. Mas acho que temos que ter cuidado, por que muitos morrem por mitos, quantos não morrem ou matam por dinheiro? O dinheiro apenas representa e mede a riqueza, como o metro , o quilometro, representa e mede as distâncias. Mas o dinheiro afastou-se do seu significado e ameaça devorar o mundo. Não há saídas visíveis em curto prazo. O MITO tornou-se maior que a coisa significada. Tornou-se um bem absoluto, quando devia ser relativo, apenas uma maneira de facilitar as trocas. Trabalhadores e capitalistas desejam o significante puro, negatividade desprovida de objeto, que é tudo, Que transformado em qualquer coisa e nada ___ um pedaço de papel. Respeitar o Mito é um absurdo e de onde estamos não vemos outro Mito para nos salvar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Luiz Antonio de Almeida itens compartilhados

Sobre eu e meu blog

Gosto de escrever, não o escrever por escrever, mas até uma necessidade intrínseca de me expressar, de transmitir algo, um pensamento, com ist0 eu possa despertar algo de bom em meus amigos. Muitas vezes mesmo é meu desejo de comunicação, já como disse uma amiga, sou tímido, então a comunicação verbal direta estaria dificultada, então a comunicação via internet mil vezes potencializada. Diga o que disserem, mas o computador aproximou as pessoas, que muitas vezes estavam distantes, e tinham poucas possiblidades de comunicação. E os "bloguistas" podem então dar asas a sua imaginação e exercitar as suas potencialidades, que terão mais ou menos leitores de acordo com suas possibilidades e capacidades. O meu blog é geral, pois trato de qualquer assunto, moderno, contemporâneo, assuntos atuais, problemas brasileiros e outros tantos.

Seguidores

Quem sou eu

Minha foto
Franca, SP, Brazil
Um tanto solitário, introvertido, gosto de viajar,caminhadas e leituras