domingo, 4 de abril de 2010

A "máquina do Big Bang"

Desde os primórdios o homem procurou sempre descobrir suas origens e a origem de tudo que o cercava, os astros sempre aguçaram a curiosidade humana. A vida naquela época era muito difícil e a luta pela sobrevivência feroz. Disputavamos com as feras os restos de alimentos. Mas as mulheres sempre muito práticas descobriram uma alternativa: as verduras e os frutos que eram coletados muitas distantes de seu habitat. Destarte o homem tinha que ter segurança, agasalhos, proteção geralmente dentro de uma caverna, saciar sua fome para depois começar a pensar nas coisas referidas anteriormente. Dizem os socialistas que com a barriga vazia não se pensa, há apenas ranger de dentes, mas aí estamos resvalando pra outro assunto que não o aludido pelo título. No início tudo era espaço vazio, a matéria como a conhecemos não havia sido criada, qualquer semelhança com a Bíblia não é mera coincidência. Havia apenas uma imensa bola de fogo. Há cerca de 15 bilhões de anos esta "bola de fogo", explodiu e deu-se o chamado "Big Bang", uma imensa explosão cósmica cujo ruido primordial ainda se captam hoje através de poderosos radiotelescópios. Daí então o homem resolver brincar de Deus, quando pronunciou a célebre frase FIAT LUX e tudo foi criado. Trata-se do LHC ou seja do GRANDE COLISOR DE HADRONS, a maior máquina já construida na história da civilização, consiste em um túnel circular de 27km, enterrado há 100m no subsolo. Este túnel é cercado de poderosos eletrons-imãs que chegam a gerar a energia de 7 trilhões de eletron-volts, equivalente a energia armazenada na massa de 7 trilhões de prótons. Para quem não entende muito da Ciência uma pequena explicação 
A famosa fórmula de Einstein E=mc2, cujo significado é o seguinte: energia e massa são a mesma coisa, ou seja a energia E de partícula, por exemplo o próton é igual a massa (m) da partícula multiplicada pela velocidade da luz ao quadrado (C2). Energia e Massa são intercabiáveis dependendo da velocidade e a velocidade da luz a massa se transforma em energia e vice versa. Isto não é fosfórico não, pois quando Einstein descobruiu a fórmula também estava inventada a bomba atômica, que não tem nada a ver com o assunto em pauta.
Neste imenso corredor de energia  FEIXES DE PRÓTONS viajam em sentido horário e anti horário e são forçados a colidirem através da ação de potentes MAGNETOS, as colisões transformam energia em matéria de acordo com a equação já citada e os prótons são quebrados em inúmeros partículas, os tijojos fundamentais da matéria, quanto maior a energia do movimento maior as partículas que podem surgir da colisão. As energias atingidas são equivalente às que existiam um bilioinésimo de segundo após o Big Bang. Até seu nome ser chamado de máquina do quase BIG BANG. Gastou-se 10 bilhões de dólares em tal máquina que se situa entre a França e a Suiça. Espera-se que resolva os mais intricados problemas da Ciência como a grande questão da da Matéria Escura que é 6 vezes maior que a matéria ordinária  Acredita-se que as descobertas serão muito importantes e ainda estamos no início da grande aventura cósmica, desvendando segredos da matéria que até então pertenciam ao Criador. Espera-se que as descobertas daí advindas sejam para o bem estar da humanidade e não venhamos dar com os "burros n'água, como a da história da "Bomba atômica". Tenho dito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Luiz Antonio de Almeida itens compartilhados

Sobre eu e meu blog

Gosto de escrever, não o escrever por escrever, mas até uma necessidade intrínseca de me expressar, de transmitir algo, um pensamento, com ist0 eu possa despertar algo de bom em meus amigos. Muitas vezes mesmo é meu desejo de comunicação, já como disse uma amiga, sou tímido, então a comunicação verbal direta estaria dificultada, então a comunicação via internet mil vezes potencializada. Diga o que disserem, mas o computador aproximou as pessoas, que muitas vezes estavam distantes, e tinham poucas possiblidades de comunicação. E os "bloguistas" podem então dar asas a sua imaginação e exercitar as suas potencialidades, que terão mais ou menos leitores de acordo com suas possibilidades e capacidades. O meu blog é geral, pois trato de qualquer assunto, moderno, contemporâneo, assuntos atuais, problemas brasileiros e outros tantos.

Seguidores

Quem sou eu

Minha foto
Franca, SP, Brazil
Um tanto solitário, introvertido, gosto de viajar,caminhadas e leituras