sexta-feira, 30 de outubro de 2009

O astros sempre fascinaram os homens desde o começo dos tempos, que sempre procurou uma explicação para os mistérios do Universo. E com isso começaram a descobrir e nomear os astros, as estrelas com seu brilho e sempre imutáveis receberam nomes nomes de deuses gregos, romanos, nomes de animais, principalmente quando elas se reuniam em constelações ou seja um conjunto de estrelas. Acreditava-se e ainda acredita-se que a posição dos astros na hora do nascimento influi no destino do homem, criando mesmo uma ciência, que foi a que precedeu a astronomia, mas muitos cientistas não acreditam nas previsões astrológicas, chamando-a de uma pseudo ciência, mas para um conjunto de crendices. A astronomia moderna iniciou-se com Galileu, cientista que viveu no século XVII, que muito contribuiu para a nova ciência a astronomia, afirmando o sistema heliocentrico, no qual tinha o sol como o centro do Universo e não a terra como afirmava a igreja. Aperfeiçoou o telescópio e foi o primeiro a fazer uso científico do mesmo para observar os astros, descobriu os anéis de saturno entre outras descobertas importantes. Mas o obscurantismo vigente na época, quase o levou a fogueira da inquisição. Mas hoje sabe-se que a terra é um planeta entre milhares que existem no universo e que o sol é apenas uma estrela de média grandeza, existindo estrelas centenas de vezes maiores que o sol e que o próprio sistema solar é um entre milhares. Nós pertencemos a uma Nebulosa ou Galaxia denominada Via Láctea que contém milhões de estrelas semelhantes ao sol com seus inúmeros planetas. Muitos cientistas importantes trataram de divulgar e popularizar a Ciência da astronomia entre eles Carl Sagan importante cientista e astronômo, professor e grande popularizador da Ciência da Astronomia em sua série de Televisão chamada Cosmos em que expõe com hábil maestria os seus princípios básicos. Tornando-o acessível ao público leigo.

3 comentários:

  1. Olá! td bem? hj estive passando por aqui pra te fazer uma visita, amei tudo isso, muito interessante, vc realmente é uma pessoa fora de série, admiro muito você.

    bjos

    ResponderExcluir
  2. Veja ai estou fazendo parte do seu grupo de amigos.

    Ótimo final de semana!!

    bjs

    ResponderExcluir
  3. Leia mais o meu blog amiga, tem outros artigos, obrigado pela colaboração e estímulo.

    ResponderExcluir

Luiz Antonio de Almeida itens compartilhados

Sobre eu e meu blog

Gosto de escrever, não o escrever por escrever, mas até uma necessidade intrínseca de me expressar, de transmitir algo, um pensamento, com ist0 eu possa despertar algo de bom em meus amigos. Muitas vezes mesmo é meu desejo de comunicação, já como disse uma amiga, sou tímido, então a comunicação verbal direta estaria dificultada, então a comunicação via internet mil vezes potencializada. Diga o que disserem, mas o computador aproximou as pessoas, que muitas vezes estavam distantes, e tinham poucas possiblidades de comunicação. E os "bloguistas" podem então dar asas a sua imaginação e exercitar as suas potencialidades, que terão mais ou menos leitores de acordo com suas possibilidades e capacidades. O meu blog é geral, pois trato de qualquer assunto, moderno, contemporâneo, assuntos atuais, problemas brasileiros e outros tantos.

Seguidores

Quem sou eu

Minha foto
Franca, SP, Brazil
Um tanto solitário, introvertido, gosto de viajar,caminhadas e leituras