sexta-feira, 25 de setembro de 2009

O Aphophis vem aí

Vocês sabiam que o asteróide Aphophis, significa o destruidor e pode atingir a terra em 2036, segundo cálculos dos astrofísicos da NASA, há uma probabilidade de 1 para 45000 que isto aconteça, probabilidade esta, aliás, bem pequena. Mas suficiente para levantar preocupações de uma colisão, que liberaria segundo cálculos estimados, energia equivalente à explosão de 114.000 bombas atômicas. Catástrofe semelhante aconteceu há 65 milhões de anos atrás e levou a extinção dos dinossauros. Os cientistas pedem verbas para a construção de supertelescópios que rastreariam corpos menores, não visíveis por telescópios comuns. Parece que 90%, noventa por cento dos corpos maiores de 1 km estão rastreados. Mas o problema maior são os asteróides pequenos que giram pelo espaço sideral e não são detectados. O próprio asteróide Aphophis tem 170m de diâmetro, daí se conclui que é de difícil detecção, a não ser que esteja próximo da terra, mas daí pode ser fatal, já que a velocidade de colisão é assombrosa: 20 km/s, ou seja, ou seja, 72.000 km/h, um verdadeiro projétil, que pode destruir um continente do tamanho da África. A ameaça ainda está distante, mas será que tal ameaça será levada a sério? Se for verificada que a ameaça é real, acho que algo deve ser tentado e feito. Uma das tentativas é tentar desviar o bólido com uma explosão nuclear, diga-se de passagem, tentativa bem arriscada. Mas temos que enfrentar ameaças maiores ainda, ou seja, o efeito estufa que está aí, é real, e ameaça nossa existência. O Clima ficou doido, faz-se calor no inverno e frio no verão, fazendo no dia as quatro estações do ano. Será que isto também não é uma estratégia para desviar o foco do problema principal que nos ameaça no dia a dia, que é o efeito estufa?. Com a farra do pré sal, fala-se em abandonar o programa do álcool e os carros iriam consumir óleo diesel, ora sabemos que o nosso diesel é de péssima qualidade, 10 vezes mais poluente que o Europeu, vão encher nossos pulmões de fuligem, quiçá morreremos muito antes desse asteróide com probabilidade de atingir a terra..

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Luiz Antonio de Almeida itens compartilhados

Sobre eu e meu blog

Gosto de escrever, não o escrever por escrever, mas até uma necessidade intrínseca de me expressar, de transmitir algo, um pensamento, com ist0 eu possa despertar algo de bom em meus amigos. Muitas vezes mesmo é meu desejo de comunicação, já como disse uma amiga, sou tímido, então a comunicação verbal direta estaria dificultada, então a comunicação via internet mil vezes potencializada. Diga o que disserem, mas o computador aproximou as pessoas, que muitas vezes estavam distantes, e tinham poucas possiblidades de comunicação. E os "bloguistas" podem então dar asas a sua imaginação e exercitar as suas potencialidades, que terão mais ou menos leitores de acordo com suas possibilidades e capacidades. O meu blog é geral, pois trato de qualquer assunto, moderno, contemporâneo, assuntos atuais, problemas brasileiros e outros tantos.

Seguidores

Quem sou eu

Minha foto
Franca, SP, Brazil
Um tanto solitário, introvertido, gosto de viajar,caminhadas e leituras