segunda-feira, 29 de novembro de 2010

O mito de Narciso.

Nunca o imperativo da beleza foi tão cultuado, pululam clínicas estéticas pra tudo o quanto é lugar. As mulheres não se conformam com seu corpo, ora o cabelo tem que ficar vermelho, ora roxo e pó aí vão, cirurgias plásticas nem se fale. O nariz é rebitado, entortado, escachado e mesmo assim não está bom, gastam-se rios de dinheiro com o estético, muito mais que com a saúde propriamente ditam. Narciso nunca foi tão cultuado que ao olhar pro espelho das águas apaixonou-se por si mesmo. Eis a lenda: a ninfa Liriope é possuída por Céfiso, deus e rio. De início a ninfa ficou preocupada, mas quando nasceu um menino de extraordinária beleza, ela ficou muito alegre, pois seria muito amado pelos deuses, por ninfas e por mulheres mortais. Preocupada procurou o cego Tirésias, notável adivinho para ouvir seu conselho. Este falou que Narciso teria vida longa, mas não podia conhecer a si mesmo. Ninguém entendeu o sentido das suas palavras. Até que um dia Narciso já moço e admirado por seus dotes físicos, viu sua imagem refletidas no seio das águas, ficou extasiado por sua beleza, desde então apaixonou-se por si mesmo, deixando-se ali ficar, pereceu de fome, sede e solidão. É a doença chamada narcisismo é disso que a humanidade sofre e o pior que tal mal não tem cura.  Veja o que acontecem com cantores famosos, beldades famosas, não suportam olhar a si mesmos, ficam isolados, morrem de solidão. A humanidade está doente do Narcisismo, culto a si mesmo e a beleza estética e física. Esqueceu o lado espiritual da própria beleza, que sem este lado a beleza não é nada, apenas um mero enfeite. 

Um comentário:

  1. Obrigado pelos comentários João Victor assim fico animado a continuar, tenho tentado até alguns contos, mas confesso que ainda estou fraco. Vou visitar o seu pode ter certeza e farei meus comentários. Obrigado!

    ResponderExcluir

Luiz Antonio de Almeida itens compartilhados

Sobre eu e meu blog

Gosto de escrever, não o escrever por escrever, mas até uma necessidade intrínseca de me expressar, de transmitir algo, um pensamento, com ist0 eu possa despertar algo de bom em meus amigos. Muitas vezes mesmo é meu desejo de comunicação, já como disse uma amiga, sou tímido, então a comunicação verbal direta estaria dificultada, então a comunicação via internet mil vezes potencializada. Diga o que disserem, mas o computador aproximou as pessoas, que muitas vezes estavam distantes, e tinham poucas possiblidades de comunicação. E os "bloguistas" podem então dar asas a sua imaginação e exercitar as suas potencialidades, que terão mais ou menos leitores de acordo com suas possibilidades e capacidades. O meu blog é geral, pois trato de qualquer assunto, moderno, contemporâneo, assuntos atuais, problemas brasileiros e outros tantos.

Seguidores

Quem sou eu

Minha foto
Franca, SP, Brazil
Um tanto solitário, introvertido, gosto de viajar,caminhadas e leituras